Mbanza Kongo – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire desmantelou, sexta-feira, na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, um grupo de cidadãos nacionais que se dedicava ao tráfico de imigrantes ilegais da República Democrática do Congo (RDC).
Segundo o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior no Zaire, Sérgio Afonso, em declarações hoje à ANGOP, a rede composta por três indivíduos, facilitava a entrada ilegal no interior nacional de cidadãos deste país vizinho a troco de dinheiro.
Acrescentou que a detenção dos supostos traficantes aconteceu por volta das 3 horas de sexta-feira na fronteira do Luvo, quando os mesmos tentavam introduzir por caminhos clandestinos, 22 cidadãos da RDC em situação migratória irregular a bordo de três motorizadas de três rodas.
A fonte informou que os acusados cobraram 400 dólares norte-americanos por cada elemento, para serem transportados até à cidade de Mbanza Kongo (Zaire) e posteriormente seguirem viagem para a capital do país, Luanda.
Durante a operação foram apreendidos diversos bens e artigos que se encontravam em posse dos detidos, designadamente 260 dólares norte-americanos, 166 mil kwanzas, nove cartões eleitorais da RDC, um bilhete de identidade, cinco telemóveis, uma cédula pessoal, um cartão Visa e duas motorizadas de três rodas.
Muitos cidadãos nacionais são detidos semanalmente pela Polícia Nacional na província do Zaire, por promoção e auxílio à imigração ilegal a partir da fronteira do Luvo, que dista a 60 km a Norte da cidade de Mbanza Kongo. JL