Luanda - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) e o Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos (CESME) assinaram, quarta-feira, um Protocolo de Entendimento que visa reforçar os mecanismos contra o garimpo e o tráfico ilícito de mineiros.
Segundo uma nota de imprensa do Serviço de Invistigação Criminal a que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira, o protocolo foi assinado em Luanda pelos directores-gerais do SIC, comissário-chefe António Paulo Bendje, e do CESME, Luciano Tânio da Silva.
Na ocasião o director geral do SIC sublinhou a pertinência da cooperação entre os dois órgãos, que disse esperar atingir um nível de excelência, para o combate ao tráfico e à delapidação da riqueza nacional.
Por seu lado, o director do CESME afirmou que o acto visou a formalização e actualização de procedimentos que datam de há longo tempo entre ambos os órgãos.
"Queremos garantir que estamos juntos e que a finalidade entre as nossas tarefas é a mesma”, vincou Luciano Tânio da Silva, observando que, acima de tudo, está o interesse público.
Como sinal do reforço da cooperação entre ambas as instituições, durante o acto, o director do CESME procedeu à entrega de duas viaturas todo terreno, para apoiar a actividade operativa do SIC no combate aos crimes.