Dundo – Oitenta e quatro mil e 300 litros de combustível contrabandeados foram apreendidos nesta quarta-feira, no município de Cambulo, província da Lunda-Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Os 84.300 litros de combustível, sendo 51 mil de gasóleo e 33.300 gasolina, tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC), onde seriam comercializados.
De acordo com o porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumanhe, na operação foi detido o gerente do posto de abastecimento de combustível, supostamente envolvido no crime.
Revelou que o gerente “fazia o transbordo do produto das bombas suportadas por quatro tanques subterrâneos, com uma capacidade de armazenamento de 35 mil litros cada, para um recipiente de 25 litros, para serem contrabandeados através da fronteira de Mwaquece e do Marco-5 (Cambulo).
Disse que foram igualmente apreendidos vários meios utilizados durante o processo, como uma motobomba, duas mangueiras e grupo gerador de 15 KVA.
Fez saber que o cidadão detido será encaminhado ao Ministério Público para a formalização da acusação e o combustível apreendido será entregue à Administração Geral do Estado (AGT), como fiel depositário.JVL/HD