Dundo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda-Norte, apreendeu esta quarta-feira, 438 pedras de diamantes de diversos quilates no município de Xá-muteba, por posse e tráfico ilegal.
De acordo com o porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumanhe, a apreensão dos diamantes, em posse de um cidadão angolano de 29 anos, ocorreu na via pública, precisamente na ponte sobre o rio Lui, fronteira entre as províncias da Lunda-Norte e Malanje.
Acrescentou que o suposto traficante pretendia atingir a província de Malanje e posteriormente a capital do país, Luanda, onde tencionava comercializar o mineral.
Disse que a apreensão e a detenção foi possível mediante trabalho de Inteligência Criminal realizado em coordenação com a Polícia Nacional, no âmbito do combate aos focos de garimpo do mineral estratégico.
Ainda hoje, prosseguiu, foram apreendidos, no municipio do Chitato, um total de 375 litros de combustível do tipo gasolina, cuja destino era a República Democratica do Congo (RDC), para efeitos de contrabando, através da fronteira do Chissanda.
Disse que o produto , armazenado em 15 bidões, com capacidade de 25 litros cada, foi apreendidos na via pública, precisamente na pista do antigo Aeroporto, no bairro Camatundo,.onde também foi detido o suposto contrabandista.
Os diamantes e o combustível apreendidos, serão entregues à ENDIAMA EP, e a Administração Geral Tributária, respectivamente, como fiéis depositários.
Já os presumíveis autores dos crimes, serão encaminhados ao Ministério Público, para a formalização da acusação.JVL/HD