Dundo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Norte apreendeu 315 pedras de diamantes de diversos quilates, durante o terceiro trimestre deste ano, no âmbito do combate à exploração, tráfico e posse ilícita do mineral estratégico.
Os dados foram apresentados esta quinta-feira, no Dundo, pelo director adjunto do SIC na Lunda Norte, Domingos João Domingos, durante a abertura da jornada comemorativa do 48° aniversário da instituição, a comemorar-se a 28 deste mês, sublinhando que foram, igualmente, apreendidos dois milhões 617 mil e 500 kwanzas, bem como 9 mil dólares norte-americanos.
Disse que os valores estavam em posse dos supostos traficantes e exploradores ilegais de diamantes.
Fez saber que a instituição registou 25 crimes contra a economia, com o envolvimento de 99 suspeitos detidos, dos quais 64 nacionais e 28 estrangeiros, consubstanciados em posse ilícita de mineiras estratégico, entrada não autorizada em zonas restrita, exploracao ilícita de diamantes.
Acrescentou que, no geral, foram registado 388 crimes diversos, mais 14 em comparação com o período homólogo, destes, 355 foram esclarecidos, resultando na detenção de 543 cidadãos.
Os municípios de Chitato com 155, Lucapa e Cuango com 64, Cambulo 57, Xá-muteba com 24, foram as circunscrições com maior registo de crimes no terceiro trimestre.
Sublinhou que dos 388 delitos, 195 foram contra, património (144) economia (25), contra o Estado (14), consumo e mercado (12), narcotráfico (11) , segurança colectiva (10) e segurança pública (6).
Destes crimes, prosseguiu, 14 foram cometidos com recurso a arma de fogo.
Destacou cinco crimes contra os bens públicos, consubstanciados na vandalização e roubos de janelas e portas nas escolas, de painéis solares e cabos elétricos de média tensão.
Realçou que durante o período em análise ,foram abertos 245 processos crimes , menos 35 em comparação com o período homólogo de 2022, dos quais 131 instruídos, destes 55 remetidos a juízo, 33 arquivados e 42 amnistiados.
Durante a jornada comemorativa do 48° aniversário do SIC na Lunda Norte, serão realizadas várias palestras nas escolas sobre o papel da instituição na prevenção e combate à criminalidade, visitas, actividades desportivas e recreativas. HD