Dundo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apreendeu 36 pedras de diamantes de diversos quilates no município de Xá-muteba, província da Lunda-Norte, por tráfico e posse ilegal, durante uma micro-operação.
A informação foi prestada este domingo pelo porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumanhe, sublinhado que os diamantes estavam em posse de um cidadão estrangeiro da República Democrática do Congo (RDC), de 37 anos.
Acrescentou que a detenção ocorreu na via pública, quando o suposto traficante regressava da província de Malanje, onde teria praticado o garimpo dos diamantes.
Fez saber que o suposto traficante será apresentado ao Ministério Público, para a formalização da acusação.
Já os diamantes, prosseguiu, serão entregues à ENDIAMA EP, como fiel depositário.
Informou que na mesma operação, em coordenação com a Polícia Nacional, foram apreendidos 20 mil litros de combustível, do tipo gasolina, que se destinava para a RDC para efeitos de contrabando, através da fronteira do Txongola, município de Caungula.
Fez saber que o produto petrolífero, armazenado numa cisterna, foi apreendido num matagal, sita no bairro Satxicapa, regedoria de Txonguela.
Informou que o suposto contrabandista, de 41 anos, está detido e será apresentado ao Ministério Público, sendo que o combustível apreendido será arrolado ao processo-crime contra o indivíduo.HD