Dundo - Cento e dezanove (119) pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas segunda-feira, nos municípios de Lucapa e Xá-muteba, província da Lunda-Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por posse e tráfico ilegal.
A informação foi prestada esta terça-feira, no Dundo, pelo porta-voz do SIC , Graciano Lumanhe, sublinhando que os diamantes estavam em posse de quatro cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 28 a 41 anos.
Disse que as apreensões ocorreram na vila de Calonda (Lucapa) e no bairro Lucola (Xá-muteba), onde os cidadãos praticavam garimpo do mineral estratégico.
Fez saber que os cidadãos já estão detidos e serão encaminhados ao Ministério Público, para os passos subsequentes.
Já os diamantes apreendidos, prosseguiu, serão entregues à ENDIAMA E.P., como fiel depositário.
Também na segunda-feira, numa ópera coordenada com a Polícia Nacional, o SIC apreendeu 10.450 litros de combustível, do tipo gasóleo, no município de Caungula, por contrabando, que tinha como destino a República Democrática do Congo (RDC), onde seria comercializado.
Realçou que o combustível estava armazenado em reservatórios com capacidade de 250 e 25 litros cada, acrescentando que o "contrabandista" colocou-se em fuga tão logo apercebeu-se da presença das forças.HD