Luanda – O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, recebeu em audiência, esta sexta-feira, a embaixadora da Venezuela, Belén Teresa Orsini, com quem abordou assuntos interpartidários e as relações bilaterais entre ambos os países.
Em declarações à imprensa a saída do encontro, a diploma venezuelana destacou a excelente relação partidária entre o MPLA e o Partido Socialista Unido da Venezuela, que consiste no diálogo permanente, troca de informação e partilha de experiências, "dentro do respeito mútuo", que permite haver o acompanhamento do desenvolvimento sociopolítico das duas nações.
“Uma delegação do MPLA esteve em Julho do ano corrente na Venezuela, a acompanhar as nossas eleições gerais. Por este facto, viemos para agradecer o partido pelo acompanhamento”, referiu.
Segundo a diplomata, a audiência serviu também para apresentar os cumprimentos do Presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, Nicolás Maduro, ao seu homólogo João Lourenço, pela festa democrática que foi o IX Congresso Ordinário da JMPLA, recentemente, e que culminou com a eleição do novo primeiro secretário nacional, bem como dos membros do comité nacional..
Por outro lado, disse que manifestou o desejo que o 8º Congresso Extraordinário do MPLA, no próximo mês, decorra sem sobressaltos, realçando ser um partido que está relacionado à história de Angola, nação fundada por António Agostinho Neto, no qual nutrem profunda admiração.
Cooperação Angola/Venezuela
A embaixadora da Venezuela, Belén Teresa Orsini, referiu, por outro lado, que a relação entre ambos os países regista-se de longa data, nas áreas da educação e cultura, bem como estão a cultivar na área do turismo, e outras estratégicas para o desenvolvimento das duas nações.
Questionada sobre a situação político-económica, asseverou que os organismos internacionais de economia, apontam que Venezuela, na sua região está a crescer na ordem dos sete por cento, tendo considerado uma boa notícia, que confirma, que a decisão do Governo em trabalhar na diversificação da economia interna está a resultar.
A diplomata, acrescentou, que, nesta perspectiva, o Partido Socialista Unido, está a organizar as comunidades, criando outras áreas de industrialização, educação, bem como na ciência e tecnologia, para o estabelecimento de um parque industrial favorável ao desenvolvimento. LDN/ART