Luanda - A sétima reunião ministerial entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, sob mediação de Angola, realiza-se desde a tarde deste sábado, em Luanda, e deverá adoptar a agenda e análise da situação de segurança e paz no leste da RDC.
A reunião está a ser orientada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e conta com a participação do ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e de oficiais dos órgãos de defesa e segurança.
Esta reunião contempla a Adopção da Agenda e a análise da situação de segurança e de paz no Leste da República Democrática do Congo, com foco na proposta da Mediação, relacionada com o Desarmamento e Acantonamento do M23.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Ruanda, Olivier Nduhungirehe, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Francofonia da RDC, Thérèse Wagner, encabeçam as delegações dos seus respectivos países.
A Sétima Reunião Ministerial entre o Ruanda e a RDC precede a Cimeira Tripartida dos Chefes de Estado e de Governo, prevista para domingo, na capital angolana.
Além do Presidente da República, João Lourenço, mediador designado pela União Africana, a Cimeira contará com a participação dos Presidentes do Ruanda, Paul Kagame, e da RDC, Félix Tshisekedi.ART