Saurimo - A província da Lunda-Sul passa a contar a partir de hoje, quinta-feira, com os serviços da Provedoria de Justiça, um facto que vai facilitar a intervenção da instituição na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Para assegurar o normal funcionamento da instituição, a Provedora de Justiça, Florbela Araújo, inaugurou, na cidade de Saurimo, uma infra-estrutura com gabinestes administrativos e de apoio, apetrechado com equipamentos informáticos.
Na ocasião, a responsável assegurou que a instalação vai de certa forma facilitar a mediação de conflitos entre o cidadão e os órgãos que administração local e central do Estado, bem como contribuir na elevação da consciência jurídica das pessoas.
Acrescentou que a ausência dos serviços da Provedoria na província, os cuidados aguardavam três a seis meses para serem ouvidos pela equipa que se deslocava à Saurimo para mediar conflitos, enaltecendo o governo da Lunda-Sul pelo investimento em infra-estruturas, para a implementação da instituição.
Quanto à contínua expansão dos serviços no país , Florbela Araújo anunciou que prevê-se para o primeiro trimestre de 2025, a abertura dos Serviços nas províncias do Moxico, Uíge e Zaire.
Por sua vez, o chefe dos Serviços Provinciais da Provedoria de Justiça na Lunda-Sul, Cláudio Paposseco, prometeu eficiência e dinamismo na mediação de conflitos, com vista permitir que os cidadãos sintam os seus direitos protegidos.
A Provedoria de Justiça é um órgão com funções primárias de defender e promover os direitos, liberdades, garantias e interesse legítimos dos cidadãos, através de meios informais à justiça e à legalidade do exercício dos poderes públicos sem interferência políticas.
Actualmente está representada em 13 das 18 províncias do país.MG/JW/HD