Luanda – O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, apontou nesta quarta-feira, em Luanda, a segurança das pessoas e dos bens públicos e privados como um dos maiores desafios do sector.
“É uma tarefa bastante complexa, mas não é impossível. Por isso, continuaremos a apelar a todos os cidadãos no sentido de adoptarem medidas de segurança individual e colectiva, bem como colaborarem com as autoridades policiais na denúncia de crimes”, referiu o ministro na abertura das festividades dos 43 anos do Ministério do Interior, a serem assinalados a 22 de Junho.
O governante disse que o sector precisa melhorar, cada vez mais, a sua acção, uma vez que está inserido num mundo dinâmico, onde as alterações exigem o aperfeiçoamento das técnicas e tácticas de trabalho.
Na ocasião, apelou aos órgãos de comunicação social a reforçarem as acções de divulgação e sensibilização da população, uma vez que o diálogo educa, forma, consciencializa e conduz à mudança de atitudes e comportamentos.
A jornada decorre sob o lema “MINIT 43 anos firme na garantia da paz e da segurança, tranquilidade públicas” e abrange actividades desportivas, culturas e recreativas.
O MININT foi criado a 22 de Junho de 1979, tendo sucedido a então Secretaria de Estado da Ordem Interna. Enquanto departamento ministerial, tem a incumbência de propor, formular, coordenar, executar e avaliar a política do Executivo angolano em matéria de ordem interna e segurança pública.