Ondjiva - Dez mil e 47 empregos foram criados em 2023 pelo sector da indústria, com uma arrecadação de receitas avaliada em setenta e um milhões, quatrocentos e cinquenta e cinco mil e cinquenta e quatro (71.455.054,00) de kwanzas.
A informação consta do comunicado final da reunião do Conselho de Governação Local, realizado este sábado, na província do Cunene, sob orientação do Presidente da República, João Lourenço.
O encontro apreciou o Relatório das Actividades Desenvolvidas pelos Governos Provinciais durante o ano de 2023, segundo o qual, no domínio da agricultura foram produzidos um total de 8 mil 557 milhões 102 mil e 102 hectares, e no da agro-pecuária 10 milhões 240 mil e 574 quilogramas de carne.
Em relação ao comércio, informa que o número de empregos criados foi de 80 mil 856, tendo sido arrecadadas 368.milhões 924 mil 907 kwanzas.
Quanto à energia e águas, registou-se um total de 46 mil 646 novas ligações domiciliares, que beneficiaram dois milhões 622 mil 259 pessoas e 500 mil 375 ligações domiciliares de água, que beneficiaram cinco milhões 261 mil 239 cidadãos.
No período em referência, indica o documento, o sector da Hotelaria e Turismo contabilizou cinco mil e 168 unidades hoteleiras em todas as províncias, mormente, hotéis, hospedarias, pensões, restaurantes e unidades similares.
O relatório realça que no período em causa foram criadas políticas para melhorar a situação económica e social, orientadas para a estabilidade macroeconómica, para o crescimento económico e geração de emprego, a fim de se resolver os problemas sociais mais prementes da população.
Saúde e educação
O relatório refere que nove milhões 16 mil e 24 alunos foram matriculados para o ano lectivo 2023-2024, em oito mil 856 escolas, distribuídas nos vários subsistemas de ensino.
Detalha que 79% destas são escolas do ensino primário, 14% escolas do I Ciclo, 4% escolas do I Ciclo e 2% institutos técnicos profissionais, enquanto as escolas de Formação de Professores representam 1 por cento.
No que respeita à saúde, durante o período em referência, verificou-se que do total de unidades sanitárias existentes, três mil e 308, cerca de 69%, são postos de saúde, 20% centros de saúde, enquanto os hospitais e centros materno-infantis representam, respectivamente, 7% e 4 por cento.
Em 2023, foram registadas 85 unidades sanitárias recentemente construídas e 116 em construção.
O Conselho de Governação Local considera que a acção governativa, face ao exposto no relatório e tendo em consideração o contexto socio-económico que caracterizou o período em relato, teve o seu curso normal, apesar de algumas dificuldades registadas nos vários domínios.
Durante a reunião, este órgão analisou o ponto de situação da segurança pública no país, relatório das actividades desenvolvidas pelos governos provinciais em 2023, execução do OGE pelos órgãos da Administração Local do Estado, bem como o Programa de Aceleração da Agricultura e Reforço da Segurança Alimentar.
O Conselho de Governação Local é o órgão auxiliar e colegial do Presidente da República na formulação de políticas e acompanhamento da execução das políticas de governação de administração do Estado a nível local.
Criado através do Decreto Legislativo Presidencial n° 3/17, de 13 de Outubro, este órgão reúne-se semestralmente e é presidido pelo Chefe de Estado, coadjuvado pelo Vice-Presidente da República.LHE/FA/ART