Luanda - O secretário Executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Elias Magosi, enalteceu nesta quarta-feira, em Luanda, o espírito de solidariedade e cooperação para garantir a paz e a segurança regionais.
Elias Magosi discursava na reunião da Comissão Ministerial do órgão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança da SADC, que visa preparar o relatório a apresentar durante a 43ª Cimeira de Chefe de Estado e de Governo da Região, a realizar-se quinta-feira (17), na capital angolana.
Afirmou, na sua intervenção, que embora a região permaneça geralmente pacífica e estável, existem alguns desafios de segurança na parte oriental da República Democrática do Congo (RDC) e na província de Cabo Delegado, em Moçambique.
Referiu que a região SADC tem trabalhado para o destacamento da Missão na RDC para apoiar o Governo daquele país na luta contra os grupos armados e restabelecer a paz e a segurança na parte oriental.
Elias Magosi sublinhou as diligências junto da ONU para fortalecer a estrutura e o mandato da Brigada de Intervenção da Força (FIB), que visa levar uma paz sustentável e a estabilidade no Leste da RDC.
Lembrou o envio, pela SADC, de uma missão militar à República de Moçambique (SAMIM) em Julho de 2021, com mandato de ajudar no combate a actos de terrorismo e extremismo violento na província de Cabo Delgado.
O secretário Executivo da SADC disse esperar que o encontro delibere sobre as acções necessárias para a paz e segurança no norte de Moçambique e no Leste da RDC.
Espera, também, que o encontro avalie o progresso na implementação das reformas nacionais em curso no Reino do Lesoto, e progresso na situação política e de segurança no Reino de Eswatini.
Indica a realização com sucesso de eleições em Angola, a 24 de Agosto e 7 de Outubro de 2022 e que quatro dos países membros irão realizar os pleitos eleitorais ainda durante o ano, em linha com os princípios da SADC.
A reunião conta com respresentantes da Namínia, Zâmbia, África do Sul, Altos Funcionários da SADC e Chefes de Instituições de Defesa e Segurança de países da região.
Integram a organização Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
A SADC é uma organização inter-governamental criada em 1992 e dedicada à cooperação e integração sócio-económica, bem como à cooperação em matérias de política e segurança. JFS/AL