Luanda – O secretário Executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Elias Mpedi Magosi, defendeu, esta quinta-feira, uma aposta séria na industrialização dessa região de África.
Ao intervir no acto de abertura da 43ª Cimeira da SADC, propôs que isso seja feito no quadro do desenvolvimento do processamento dos minerais e das cadeias de valor farmacêuticas, em benefício das populações locais.
Apontou para a necessidade de se aproveitar as potencialidades de recursos minerais, tendo em vista a satisfação das necessidades das comunidades da região.
“A nossa estratégia de intervenção busca limitar a importação de bens transformados, reduzindo ao mesmo tempo a importação de matéria-prima, através da industrialização, fortalecendo a competitividade e a integração regional com a transformação estrutural e o aumento do fabrico de bens e exportações”, asseverou.
Para o efeito, apelou aos parceiros de cooperação internacional e ao sector privado para ajudarem na implementação desses projectos, para que se faça uma diferença na vida dos cidadãos da SADC e em conformidade com os objectivos da SADC.
Conforme Elias Mpedi Magosi, é necessário acelerar a integração, a industrialização e facilitar o acesso a mercados na região e fora dela, além de superar os estrangulamentos que travam a integração regional.
Noutro sentido, reconheceu que a paz, a segurança e a estabilidade política são essenciais para o desenvolvimento sócio-económico e para a integração regional, com intervenções que se baseiam em respostas colectivas para a soberania dos Estados. FMA/AL/ADR