Cuito – O secretário de Estado do Interior, José Bamóquina Zau, solicitou hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, a ajuda da população na denúncia de presumíveis infractores, para se reduzir os índices de criminalidade no país.
Falando à imprensa local, depois de um encontro de cortesia com o governador provincial, Pereira Alfredo, o secretário de Estado reconheceu haver uma onda de criminalidade, sobretudo em Luanda e Benguela, mas garantiu que as autoridades estão empenhadas em combatê-la.
Apesar dos esforços das forças da ordem, realçou, é necessário que os cidadãos do bem ajudem nessa tarefa, para se contornar a situação e devolver o sentimento de segurança e tranquilidade no país.
Apesar da tendência de aumento dos índices de criminalidade, José Bamóquina Zau afirmou que a situação está sob controlo da polícia.
Durante a sua estada na província, o secretário de Estado do Interior visita os serviços integrados em construção nos municípios do Andulo e Cuito, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
As obras estão orçadas em 646 milhões 766 mil 212 kwanzas cada, a cargo da construtora ANIL- Grupo.
Os empreendimentos vão propiciar um atendimento mais digno ao público, assim como melhorar a acomodação do efectivo.
Por sua vez, o governador Pereira Alfredo destacou o desempenho positivo dos distintos organismos do Ministério do Interior na província, tendo anunciado, para breve, a entrega do Comando da Polícia Nacional (PN) do município de Camacupa, a 82 quilómetros a Leste do Cuito, construído pelo Governo local.