Luanda – O secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, constatou hoje, sexta-feira, o processo da descentralização e desconcentração administrativa em Viana, província de Luanda.
Acompanhado pelo vice-governador da província de Luanda para o sector político e social, Dionisio da Fonseca, o secretário de Estado visitou as instalações do antigo Gabinete de Desenvolvimento Hidráulico do KIkuxi (GADAHKI).
O administrador municipal em exercício de Viana, Walter Amorim, informou à imprensa, que no âmbito da reforma do sistema de gestão urbana foram enquadrados, desde o passado mês de Junho, 27 funcionários do extinto GADAHKI como quadros da administração municipal.
"Com o enquadramento do pessoal e agora com a inserção das infra-estruturas, vamos começar a dinamizar o trabalho.Herdamos o edifico onde funciona as estruturas do gabinete e do Cassaque, do abastecimento de água, e que está sob gestão da EPAL’’ - realçou.
Precisou, por outro lado, que o Governo da província de Luanda em conjunto com os Ministérios da Agricultura e da Energia e Águas estão a trabalhar para que a gestão do Cassaque passa a ser feita pelo município de Viana.
Recorde-se que foram passados para o controlo do Governo Provincial de Luanda e para as administrações municipais, a competência, os meios técnicos e humanos do extinto GADAHKI e do Gabinete Técnico de Reconversão Urbano do Cazenga (GTRUC), assim como as Reservas desanexadas do Perímetro de intervenção da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo EP.
Estas instituições, saliente-se, eram controladas pelos Ministérios da Agricultura e Pescas, das Obras Públicas e Ordenamento do Território e da Economia e Planeamento.