Luanda - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chegou esta quarta-feira à noite, a Luanda, para uma visita de trabalho de 24 horas, no âmbito das relações bilaterais entre Angola e os Estados Unidos da América.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante americano recebeu cumprimentos de boas vindas de responsáveis do Ministério angolano das Relações Exteriores e diplomatas do seu país acreditados em Angola.
Durante a sua permanência em Angola, Blinken será recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, e participará no lançamento do novo programa digital da Africell, em Angola.
De igual modo, manterá um encontro em privado com o ministro das Relações Exteriores, Téte Antonio, antes de as duas entidades co-presidirem às conversações entre as delegações dos dois países, seguidas de uma conferência de imprensa.
Angola e os Estados Unidos da América, que este ano celebram 31 anos de relações diplomáticas, vivem um bom momento de intercâmbio bilateral que abrange os vários domínios da vida política, diplomática, económica, social e cultural.
Antes de Angola, Anthony Blinken passou pela Côte d'Ivoire, por Cabo Verde e pela Nigéria.
Actualmente, Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos Estados Unidos na África Subsariana, devido, sobretudo, à exportação de petróleo. ECC/MDS