Uíge - O secretário de Estado para a Defesa Nacional, José Maria de Lima, enalteceu, esta quarta-feira, na província do Uíge, a bravura e heroísmo dos antigos combatentes e veteranos da pátria na Luta de Libertação Nacional.
Ao falar no acto central alusivo ao 15 de Março, Dia da Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional, José Maria de Lima destacou a determinação dos angolanos na Luta de Libertação Nacional, que culminou com a conquista da Independência Nacional, no dia 11 de Novembro de 1975.
O responsável, que depositou uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido, na cidade do Uíge, reconheceu, igualmente, a coragem e determinação dos antigos combatentes e veteranos da pátria, que abriu o caminho para a paz, a democracia e a união dos angolanos.
Por esta razão, apelou à sociedade angolana para continuar a preservar a paz e a independência nacional, “conquistas que estão a ajudar na reconstrução e desenvolvimento do país”.
O secretário de Estado defendeu a criação de mais políticas de apoio aos antigos combatentes e veteranos da pátria e suas famílias.
O representante da Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da pátria, Pascoal António da Costa, reafirmou a constituição de representações provinciais a nível nacional, para melhor controlo dos antigos combatentes.
Por sua vez, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Helena Pereira, reconheceu, igualmente, a contribuição dos patrióticos angolanos na Luta de Libertação de Angola.
Sob o lema “Acender a chama do 15 de Março em torno da paz, da reconciliação nacional e da democracia", o acto central contou com a presença de membros do Governo, autoridades tradicionais e religiosos, efectivos das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional e população em geral. QJ/JRE