Luanda - O secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha, defendeu nesta sexta-feira, em Luanda, a necessidade de capacitação contínua dos técnicos do órgãos de inspecção da defesa nacional, por formas a qualificar melhor os quadros.
A posição foi apresentada no encerramento da Jornada do Inspector dos Órgãos de Inspecção do sistema da Defesa Nacional, assinalado a 26 de Abril, que contou com inspectores das Forças Armadas Angolanas (FAA), chefes do Supremo Tribunal Militar e da logística dos Estado Maior-General, entre outros.
Segundo o responsável, a formação e qualificação dos quadros constitui uma tarefa de suma importância no processo de maximização das acções dos órgãos de inspecção.
Por isso, exortou-os a seguirem na senda da formação contínua dos inspectores e na permanente troca de experiência com órgãos homólogos, quer sejam nacionais ou internacionais, a fim de se melhorar os serviços.
Domingos Tchikanha disse que os órgãos de inspecção têm uma grande importância para o sector da defesa nacional, particularmente nesta fase, onde se exercitam vários processos que visam a moralização do funcionamento e gestão dos recursos públicos.
Por outro lado, o responsável apelou a inspecção geral da defesa para não se limitar a actuar nos casos de denúncias de anormalias, mas também a realizar inspecções regulares para identificarem e prevenirem más práticas.
Domingos Tchikanha explicou que o executivo trabalha no sentido de melhorar as condições de trabalho e aquartelamento dos militares.
Durante a Jornada foram abordados temas relacionados com os subsídios de protecção social, pensão de reforma do Instituto Nacional de Segurança Social e das Forças Armadas Angolanas, Combate à corrupção e nepotismo, entre outros assuntos.
A jornada decorreu de 24 a 28 do corrente mês, sob o lema "por uma inspecção proactiva, actuante e credível, aumentemos as inspeções de controle e fiscalização. JD | OHA