Luanda - A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, encontra-se em Moscovo, Rússia, para corrigir irregularidades e esclarecer dúvidas sobre o processo de obtenção do Bilhete de Identidade pelos angolanos naquele país.
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Rússia, chegada à ANGOP esta terça-feira, Ana Celeste Januário reuniu-se com diplomatas angolanos e com responsáveis da comunidade estudantil.
A necessidade de afinação dos mecanismos de recolha de dados para o Registo de Nascimento, a atribuição do Bilhete de Identidade, do Registo Criminal e outros actos de cidadania dominaram os encontros.
O responsável consular de Angola na capital russa, Jorge Kachava, disse que a maior parte dos actos ligados aos serviços de justiça praticados é a renovação de Bilhete de Identidade (BI).
Explicou que, desde que o posto foi aberto, em Janeiro de 2022, o Serviço Consular recebeu mais de 100 processos, emitiu 51 BI (32 entregues) e 11 registos criminais.
Angola tenciona estender os serviços de justiça a outras regiões da Rússia onde a representatividade angolana é considerável, segundo Jorge Kachava.