Malanje- A secretária do Bureau Político do Comité Central do MPLA para a Política Social, Maricel Capama, apelou terça-feira, em Malanje, maior atenção dos quadros do partido aos desafios enfrentados por cada província e defendeu a criação de políticas que reflictam a realidade de cada região.
Interagindo com secretários dos Departamentos de Assuntos Políticos, Eleitorais, Económicos e Sociais a nível dos 14 municípios, Maricel Capama disse que a responsabilidade dos quadros do partido não se cinge apenas na formulação de programas eleitorais, mas também no cumprimento dos mesmos, com vista o garante do bem-estar da população.
Nesta perspectiva, entende ser igualmente necessário que o partido fiscalize as acções do Executivo, de forma a constatar o seu alinhamento ao programa do MPLA sufragado nas eleições gerais de 2022, tendo sempre como base os princípios e modalidades de relacionamento entre a organização e as instituições do Estado.
Reconheceu, por outro lado, o engajamento do líder do MPLA na melhoria das condições de vida dos cidadãos, mediante a implementação de programas como KWENDA, Combate à Pobreza, PIIM, outros, cujos resultados se traduzem no aumento dos serviços sociais aos cidadãos.
Por outro lado, manifestou-se preocupada com a taxa de analfabetismo no país, pelo que o partido continua a desenvolver a campanha nacional de alfabetização de jovens e adultos, com vista a reduzi-la a menos de 20 por cento, em cumprimento do Programa de Governo do MPLA 2022-2027.
Por sua vez, o segundo secretário do Comité Provincial do MPLA, Nelo de Carvalho, pediu a advocacia das estruturas centrais do partido para conclusão das obras de impacto social na província, com destaque para o desassoreamento do rio Malanje, do futuro Hospital Geral de Malanje, Casa da Juventude, 212 apartamentos e as do PIIM.
A secretaria do Bureau Político do MPLA para a Politica Social, Maricel Capama, iniciou terça-feira, uma visita de trabalho de dois dias à província de Malanje, onde vai avaliar o programa de actividades dos Departamentos de Assuntos Políticos, Eleitorais, Económicos e Sociais do partido a nível dos municípios.
A agenda prevê para hoje, quarta-feira visitas aos sinistrados das chuvas no município de Cangandala e a obras de impacto social. ACC/NC/PBC