Ancara - A presença de Angola na investidura do Presidente da Turquia, Recep Erdogan, "reflecte o bom nível" da cooperação entre os dois países, considerou, em Ankara, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.
"A Turquia é um importante país para Angola, e, nos últimos anos, tem procurado uma maior aproximação aos países africanos, primando por uma relação mais equitativa", afirmou.
De acordo com Esmeralda Mendonça, Angola, que se fez representar na cerimónia de investidura pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa, a Turquia tem também servido de alternância aos principais modelos de cooperação entre os países do Norte e Sul.
O Presidente Recep Tayyip Erdogan (69 anos), recém-reeleito para mais um mandato de cinco anos, tomou posse no sábado.
A diplomata angolana disse que, em 2021, o volume de negócios entre Angola e Turquia foi de cerca de 170 milhões de dólares.
Nos últimos anos, Angola e Turquia realizaram importantes reformas económicas, visando a melhoria do ambiente de negócios, que colocam os dois países em posição privilegiada para o relançamento da cooperação em várias áreas.
Ambos os países marcaram um novo impulso e aprofundamento da cooperação com a troca de visitas entre os respectivos Presidentes, nomeadamente, João Lourenço e Recep Erdogan, que culminaram com a assinatura de vários acordos e memorandos de entendimento nos mais variados domínios.
Nessas ocasiões, os dois Chefes de Estado comprometeram-se a duplicar o fluxo das trocas comercias nos próximos anos, aspirando a meta de 500 milhões de dólares anuais, atráves de parcerias mutuamente vantajosas.FMA/VM