Luanda – O reforço da cooperação com o Real Instituto Elcano esteve no centro de um encontro que a Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, manteve esta sexta-feira, em Madrid, com o responsável da instituição, Charles Powell.
De acordo uma nota a que a ANGOP teve acesso, durante o encontro em que participaram igualmente outros responsáveis desta, que é uma das mais prestigiadas instituição sediada no Reino de Espanha, as partes mantiveram um diálogo sobre diversos temas relevantes para a política externa de ambos os países, com foco para as questões de interesse regional e global.
A ocasião serviu igualmente para a troca de impressões com os investigadores do instituto sobre o papel de Angola na promoção da paz e da estabilidade no continente africano, sobretudo, no que toca o seu envolvimento activo em processos de mediação e resolução de conflitos na região.
No decurso da sua visita ao instituto, a Secretária de Estado Esmeralda Mendonça assinou o livro de honra, um gesto simbólico que reafirma o compromisso de Angola em aprofundar as suas relações com instituições internacionais, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento das relações diplomáticas.
Durante a visita, a Secretária de Estado fez-se acompanhar pelo embaixador de Angola no Reino da Espanha, Alfredo Dombe, e da directora Europa do ministério das Relações Exteriores, Maria Cuandina de Carvalho.
O Real Instituto Elcano de Estudos Internacionais e Estratégicos é um centro de pensamento e laboratório de ideias criado em 2001 na Espanha, cujo objectivo, de acordo com seus estatutos, é "analisar a política internacional a partir de uma perspectiva espanhola, europeia e global, além de servir como fórum de diálogo e discussão".
Constituiu-se sob a presidência de honra do Príncipe das Astúrias em 27 de Dezembro do mesmo ano. SC