Luanda - O presidente do Parlamento de Tuvalu, Samuelu Pelitala Teo, foi distinguido esta quinta-feira, em Luanda, deputado do ano durante a 147ª Assembleia da União Inter-parlamentar (UIP), no âmbito do trabalho desenvolvido de combate às alterações climáticas.
Samuelu Pelitala Teo tem se destacado, em toda sua carreira parlamentar, iniciada em 1998, pela defesa contra as alterações climáticas
Ao longo da sua carreira parlamentar viajou pelo mundo para a promoção de acções em prol do clima.
Foi eleito presidente do Parlamento de Tuvalu, em 2019.
O parlamentar manifestou-se rigozijado pelo prémio e por terem reconhecido o seu trabalho em prol das acções climáticas.
"Esperamos que possamos todos vencer as alterações climáticas, se salvarmos o mundo salvaremos o planeta e todos os países”, exprimiu.
A iniciativa de premiar o deputado do ano, ao nível da União Inter-parlamentar (UIP), surgiu no mandato do português Duarte Pacheco.
"Por sermos uma organização de parlamentares, entendemos que devíamos premiar um parlamentar no activo que se tivesse destacado numa determinada acção", sublinhou.
Tuvalu é um Estado da Polinésia localizado no sul da Oceânia e formado por um grupo de nove ilhas e atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tem fronteiras marítimas com o Quiribáti, a norte e a nordeste; com território neozelandês de Toquelau, a leste, com Samoa, a sudeste; com o território francês de Wallis e Futuna a sul; e com Fiji, também a sul.
Fica estrategicamente localizado no sul da Oceânia. A oeste o vizinho mais próximo são as Ilhas Salomão, mas a distância entre os dois grupos de ilhas é considerável (cerca de 900 quilómetros).
O Tuvalu está apenas a 5 metros acima da água do mar, sendo o segundo país do mundo com menos altitude e extremamente vulnerável aos aspectos das alterações climáticas. DC/VM