Luanda – O Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne-se de 18 a 20 do corrente mês, na cidade de Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC).
A sessão vai analisar o grau de cumprimento das decisões do conselho e da cimeira de Agosto de 2022, assim como os relatórios dos comités de Finanças, de Recursos Humanos e Administração, entre outros.
Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na República Democrática do Congo, enviada nesta terça-feira a ANGOP, o Comité Permanente de Altos Funcionários da SADC iniciou, na segunda-feira (dia 13), a preparação da sessão do Conselho de Ministros.
O referido comité permanente é o órgão técnico que prepara a agenda de trabalho do conselho.
A delegação angolana ao evento é chefiada pelo secretário nacional da SADC, Nazaré Salvador, e integra a embaixadora de Angola no Botswana e representante permanente junto da SADC, Beatriz Morais, além de altos funcionários dos ministérios das Relações Exteriores e das Finanças, entre outros.
O Conselho de Ministros da SADC é responsável por fiscalizar o funcionamento e o desenvolvimento da SADC e garantir que as políticas da comunidade sejam devidamente materializadas.
A SADC é composta por Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo (RDC), Ilhas Comores, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Ilhas Seychelles, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e o Reino do Essuatíni.