Luanda - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) realiza, quarta-feira, em Harare, Zimbabwe, uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo para analisar a situação de segurança na região.
A Cimeira da SADC é responsável pela orientação política global e pelo controlo do funcionamento da comunidade, sendo, em última análise, o órgão responsável pela formulação das políticas da organização.
Segundo um comunicado de imprensa, o encontro será presidido pelo Presidente anfitrião, Emmerson Mnangagwa, tendo em vista a actualização da situação política e de segurança nos países membros.
A cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da SADC será precedida pela da Troika do órgão da SADC, que será orientada pelo Presidente da Tanzânia e responsável pela Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC, Samia Hassan.
A nota refere que a mesma será antecedida pelas reuniões preparatórias, nomeadamente dos Altos Funcionários da SADC, do Comité Ministerial do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança e do Conselho de Ministros da SADC.
De lembrar que neste momento, a República de Moçambique, país membro da organização, vive uma crise pós-eleitoral que já provocou a morte de dezenas de pessoas e centenas de feridos.
A SADC é uma organização composta por 16 Estados membros criada em 1980 como Conferência de Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC) e mais tarde,em Agosto de 1992, transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Tem como missão promover o crescimento sustentável e equitativo e o desenvolvimento socioeconómico através de sistemas produtivos eficientes, de uma cooperação e integração mais profundas, da boa governação e de uma paz e segurança duradouras, para que a região possa emergir como um actor competitivo e eficaz nasrelações internacionais e na economia mundial.
São membros da organização Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. VIC