Luanda - A 41ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) realiza-se terça-feira (17), em Lilongwe (Malawi).
A reunião decorrerá sob o lema "Fortalecer a capacidade de produção face à pandemia da Covid-19, em prol da transformação económica e industrial inclusiva e sustentável", em formato presencial e por videoconferência.
O Conselho de Ministros da SADC, reunido sexta-feira e sábado, aprovou as actas para a cimeira de Chefes de Estado e de Governo.
Na reunião, Angola participou com uma delegação encabeçada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
De acordo com o programa, domingo (15) está reservado a preparação da documentação e segunda-feira à chegada ao Malawi dos Chefes de Estado e de Governo.
Ainda na segunda-feira realiza-se a reunião dos Altos Funcionários da Troika, órgão actualmente integrado por Moçambique (Presidente), Tanzânia e África do Sul.
Durante 41ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC está prevista a assinatura de alguns protocolos, entre os quais, sobre a mobilidade na região, através da supressão de vistos em passaportes, para cidadãos dos Estados-membros.
A SADC foi criada a 17 de Agosto de 1992, na Cimeira de Windhoek, República da Namíbia.
É uma organização sub-regional da qual fazem parte África do Sul, Angola, Botswana, Comoros, República Democrática do Congo, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Seychelles.