Luanda – Os líderes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) homenagearam, esta quinta-feira, em Luanda, um dos fundadores da organização, o primeiro Presidente do Botswana, Seretse Khama, no quadro da 43ª Cimeira de Luanda.
Precursor da SADC, Seretse Khama foi rei da Bechuanalândia e, posteriormente, o primeiro presidente do Botswana, cargo que ocupou desde a independência do país em 1966 até a sua morte.
Para o efeito, os estados-membros da organização atribuíram, a título póstumo, a outorga de uma medalha de honra.
A organização regional foi criada em Abril de 1980, na Zâmbia, com a designação Conferência para a Coordenação do Desenvolvimento da África Austral. Era o seu objectivo reduzir a dependência económica da África do Sul, então racista. Com o fim do Apartheid, em 1992, a organização passou a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral é uma organização inter-governamental criada em 1992 e dedicada à cooperação e integração socio-económica, bem como à cooperação em matérias de política e segurança, dos países da África Austral.
Os principais objectivos da SADC consistem em alcançar o desenvolvimento económico, a paz e a segurança, o crescimento, reduzir a pobreza, elevar o nível e a qualidade de vida das populações da África Austral, e apoiar as camadas sociais desfavorecidas, mediante a integração regional.
Integram a organização Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. VM