Harare (Do enviado especial) - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) enfrenta actualmente um défice anual de financiamento de infra-estruturas entre 30 e 40 mil milhões de dólares americanos, alertou este, sábado, o Presidente da República, João Lourenço.
Discursando da 44ª Cimeira de Chefes de Estados e de Governo da SADC, que decorre um Harare, Zimbabwe, disse que, para o efeito, é importante que, colectivamente, se avance, o mais rápido possível no sentido da operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), um dos grandes objectivos da presidência de Angola que hoje terminou.
Referiu que o fundo destina-se a apoiar o desenvolvimento industrial, social, humano e o de infra-estruturas, com vista a estimular o crescimento sustentável da nossa região.
Assim, aproveitou a ocasião para apelar ao sector privado, às instituições de financiamento ao desenvolvimento e aos parceiros de cooperação internacional, para que se associem a organização e apoiem com recursos a implementação de alguns dos projectos regionais prioritários que abrangem áreas estratégicas contidas no Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (RISDP) 2020-2030.IZ/ART