Luanda - A cidade de Luanda vai acolher, este sábado, 4, uma cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, após um encontro virtual, excepcional, convocado pelo Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, na qualidade de presidente da organização.
De acordo com Tête António, o objectivo principal do encontro remoto entre os líderes da SADC foi o de analisar a situação da RDC, com destaque para as eleições de Dezembro de 2023.
As resoluções da cimeira quadripartida de Luanda, de Junho de 2023, que decidiu, entre outros, sobre a reunião dos Chefes de Estado Maior da região, o desdobramento de forças no Leste da RDC (SAMIR-RDC) e o seu orçamento também mereceram a análise dos Presidentes.
Os estadistas decidiram, pela sensibilidade dos temas em discussão, a realização da reunião, extraordinária, presencial, a 4 de Novembro em Luanda.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma organização inter-governamental, criada em 1992, é dedicada à cooperação e integração sócio-económica da região, bem como à cooperação em matérias de política e segurança.
Integram a região da SADC Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, eSwatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. MR/VM