Luanda - Os representantes permanentes dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), acreditados nas Nações Unidas, em Nova Iorque, analisaram esta terça-feira, os resultados da última Cimeira da Dupla Troika e os últimos desenvolvimentos no leste da República Democrática do Congo (RDC).
De acordo com uma nota de imprensa, o encontro, presidido pelo embaixador angolano, Francisco José da Cruz, presidente em exercício do grupo, serviu ainda para abordar ainda a situação na parte oriental da RDC e em Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Na ocasião os diplomatas ainda foram informados sobre o progresso das missões da SADC, nomeadamente, SAMIDRC e SAMIM, destacadas para apoiar os governos da RDC e de Moçambique na restauração da paz, segurança e estabilidade para preparar o caminho do desenvolvimento sustentável.
Ao dirigir-se aos presentes, Francisco José da Cruz realçou a importância da reunião mensal do Grupo, que serve como uma plataforma para a troca de impressões sobre questões de interesse mútuo, discutir processos em curso e traçar estratégias sobre compromissos futuros para melhor promover os interesses da SADC nas Nações Unidas.
Nesta perspectiva, os embaixadores dos países da SADC aproveitaram a ocasião para abordar outros temas de interesse comum, como a Cimeira do Futuro e o Pacto Digital Global.
A Cimeira do Futuro é um evento de alto nível que reúne líderes mundiais para estabelecer um novo consenso internacional sobre a forma de melhorar o presente e de salvaguardar o futuro.
Uma oportunidade única para reconstruir uma confiança fragilizada e demonstrar que a cooperação internacional pode enfrentar eficazmente os desafios actuais, tais como os passados e futuros.
Agendado para os dias 22 e 23 de Setembro de 2024, o evento de alto nível reunirá líderes mundiais para estabelecer um novo consenso internacional sobre como melhorar o presente e salvaguardar o futuro.
Relativamente ao Pacto Digital Global, os embaixadores debruçaram-se sobre os objectivos do evento, e traçaram estratégias sobre a participação da SADC.
O Pacto Digital Global (GDC) foi proposto no relatório da Agenda Comum do secretário-geral das Nações Unidas para delinear princípios partilhados para “um futuro digital aberto, livre e seguro para todos”.
Estes princípios serão apresentados aos chefes de Estado e de governo através do Pacto do Futuro durante a Cimeira do Futuro de alto nível,que terá lugar de 22 a 23 de Setembro de 2024.
O relatório da Agenda Comum propõe desafios a serem considerados, incluindo a conectividade digital, a fragmentação da Internet, a protecção de dados, os direitos humanos online e a promoção de uma Internet confiável.
Outro tema que mereceu a atenção dos diplomatas da SADC foi a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Cooperação Fiscal Internacional.
Trata-se de um novo instrumento jurídico proposto, destinado a melhor coordenar a política fiscal internacional.
Defendida pelos países em desenvolvimento, uma Convenção-Quadro das Nações Unidas visa tornar a cooperação fiscal internacional totalmente inclusiva e mais eficaz. FMA/VIC