Harare (Do enviado especial) – A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) encerrou este sábado, em Harare, os trabalhos da sua 44.ª Cimeira Ordinária com uma nota de agradecimento aos esforços de paz de Angola na região.
No comunicado final do encontro, lido pelo seu secretário executivo, Elias Magosi, a organização regional destaca o mérito do Processo de Luanda, liderado pelo Presidente João Lourenço para a paz na República Democrática do Congo (RDC).
O documento assinala que a cimeira elogiou o Presidente angolano pelo seu empenho e determinação para trazer a paz à RDC, ressaltando as acções de mediação que culminaram na assinatura de um cessar-fogo entre este país e o vizinho Rwanda.
Desde 4 de Agosto corrente, a RDC e o Rwanda observam um cessar-fogo assinado, a 30 de Julho passado, em Luanda, por delegações ministeriais dos dois países sob mediação de Angola.
Esta semana, o chefe de Estado angolano anunciou que o próximo encontro ministerial vai discutir e negociar os termos de um acordo de paz duradoura a ser assinado na presença dos chefes de Estado dos três países (Angola, RDC e Rwanda).
João Lourenço realçou que Luanda vai albergar, a 20 de Agosto, uma nova reunião ministerial sobre a última proposta de paz apresentada à RDC e ao Rwanda.
Explicou que esse entendimento resultou das últimas acções desenvolvidas no âmbito dos esforços de pacificação do Leste da RDC que culminaram na sua deslocação para conversar com os seus homólogos Paul Kagame e Félix Tshisekedi, respectivamente, em Kigali e Kinshasa.
João Lourenço indicou que, na conversa que manteve com os dois chefes de Estado, percebeu haver “uma grande vontade política na resolução do conflito pela via negocial”, o que favoreceu o agendamento da reunião de 20 de Agosto, terça-feira próxima.
A Cimeira acolheu com agrado o progresso alcançado na implementação do Lema da 43.ª Cimeira “Capital Humano e Financeiro”: os principais factores impulsionadores para a industrialização sustentável da Região da SADC” e saudou o Presidente cessante da da organização, João Lourenço, pela sua liderança exemplar na concretização das áreas-chave do lema durante o seu mandato.IZ/ART