Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Reverendo considera assertivo apelo do PR ao diálogo para a paz

     Política              
  • Luanda • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 17h48
Secretário Geral do CICA, Wladimir Agostinho
Secretário Geral do CICA, Wladimir Agostinho
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - O secretário-geral do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), reverendo Vladimir Agostinho, considerou, esta quarta-feira, assertivo o apelo do Presidente da República, João Lourenço, no que toca à necessidade de se dialogar mais sobre a paz na região.

Este posicionamento foi manifestado durante uma entrevista à ANGOP, no âmbito das reacções da mensagem do PR sobre o estado da Nação, proferida durante a abertura do ano Parlamentar 2024/2025.

Segundo o reverendo, tal apelo visa a dissuasão dos conflitos a nível de África e do mundo, tendo considerado que, no contexto global, a paz está ameaçada, levando o Presidente João Lourenço a olhar para a instabilidade no República Democrática do Congo (RDC), Sudão do Sul, no Norte de Moçambique, Etiópia, Somália e as guerras  Israel/Hamas e Rússia/Ucrânia.

Para reforçar o seu posicionamento, o responsável do CICA recordou o atraso sócio-económico, educacional e tecnológico que o país verificou durante, como consequência do  conflito armado.

“Nós precisamos criar um ambiente favorável e isso só se constrói com a paz. A paz traz muitos benefícios, até mesmo para a saúde emocional e espiritual”, sublinhou.

Na visão do religioso, “o coração do homem é o laboratório de todas as guerras e não é por força das bombas que vamos alcançar a paz”.

Por outro lado, o reverendo Vladimir Agostinho congratulou-se ainda com a apreciação, por parte do Presidente João Loureço, de questões relativas à saúde e educação, que proporcionaram a redução da taxa de mortalidade materno-infantil, bem como a causada pela malária.

Já no sector da educação, destaque relativo à construção de mais salas de aulas, o que aumentou o número crianças dentro do sistema de ensino.

Vladimir Agostinho saudou ainda o anúncio da extensão do Programa Kwenda para mais cinco anos, até 2029, considerando ser um programa que tem ajudado as famílias mais vulneráveis.

No domínio da agricultura, o representante do CICA disse ser muito importante a questão do aumento da produção, passando, sobretudo pela massificação da agricultura familiar.

Quanto à diplomacia, sublinhou que a relação de Angola com outros países é salutar, facto que tem de se continuar a trabalhar com vista a estreitar a cooperação.

Enalteceu a posição do estadista em reconhecer o papel da igreja na moralização da sociedade, reforçando a necessidade de continuar a cooperar com as igrejas desde que andem em conformidade com à Constituição da República da Angola. MGM/SC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola prevê atingir 9 mil gigawatts de energia até 2027

 Segunda, 10 Fevereiro de 2025 | 18h17

Governador reitera disponibilidade dos funcionários

 Segunda, 10 Fevereiro de 2025 | 17h59

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+