Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

RDC e Rwanda apostam no diálogo para fim da crise política

     Política              
  • Luanda • Sábado, 05 Novembro de 2022 | 23h48
Chefes das diplomacias da RDC, Angola e do Rwanda
Chefes das diplomacias da RDC, Angola e do Rwanda
Joaquina Bento - Angop

Luanda - Os chefes das diplomacias da República Democrática do Congo (RDC) e do Rwanda, reunidos, este sábado, sob mediação de Angola, decidiram manter a via do diálogo para a solução da tensão política entre os dois países.

A decisão consta do comunicado final da reunião realizada na capital angolana, adiantando que as partes propuseram a criação de um cronograma para acelerar a implementação do roteiro de paz para os dois países.

O documento aclara que a implementação do roteiro da paz se insere no quadro da reunião da comissão conjunta permanente entre a RDC e o Rwanda, realizada em Julho último, em Luanda.

Ainda segundo o comunicado, as partes defenderam o desdobramento imediato do mecanismo de verificação em Goma (RDC), devendo os chefes de serviços de inteligência dos dois países trabalharem na implementação dos "pressupostos do roteiro de paz". 

A reunião tripartida propôs a realização de reuniões, a todos os níveis, com vista a assegurar a coordenação entre o processo de Luanda e de Nairóbi (Kénia). 

Antecedida por um encontro dos serviços de inteligência e segurança militar dos três países, a Reunião Tripartida ministerial visou relançar o diálogo entre as autoridades da RDC e do Rwanda.

O encontro também visou a retoma do processo de implementação do roteiro de Luanda, de Julho de 2022.

No documento, os titulares dos Negócios Estrangeiros da RDC e do Rwanda agradeceram ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o Governo de Angola a disponibilidade e engajamento no processo de paz na Região dos Grandes Lagos. 

A reunião Tripartida juntou o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e os titulares das pastas dos Negócios Estrangeiros da RDC, Christophe Pen’Apala e do Rwanda, Vicent Biruta. 

A tensão entre a RDC e o Rwanda cresceu nos últimos meses, após o reinício,  em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento M23, segundo as autoridades de Kinshasa, apoiado pelo país vizinho.

Angola preside à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bloco geográfico ao qual pertence o Congo Democrático. Nessa condição, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, mandatado pela União Africana para mediar o conflito, tem multiplicado iniciativas para alcançar a paz. 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

CIVICOP entrega restos mortais de generais da UNITA

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 15h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+