Luanda - A capital angolana, Luanda, acolhe, terça e quarta-feira próxima (20 e 21), mais uma reunião ministerial entre a República Democrática do Congo e o Rwanda, no âmbito da facilitação para restabelecer a Paz e a Segurança no Leste da RDC.
De acordo com uma nota de imprensa tornada pública esta quinta-feira, a reunião será antecedida por uma sessão de peritos.
O evento resulta das recentes deslocações que o Presidente da República de Angola, João Lourenço, na qualidade de medianeiro designado pela União Africana, efectuou a Kigali e a Kinshasa, nos dias 11 e 12 do corrente mês de Agosto, respectivamente.
Na ocasião, o Chefe de Estado procedeu à entrega de uma Proposta de Acordo de Paz, aos Presidentes Paul Kagame e Félix Tshisekedi.
Neste contexto, a reunião ministerial da próxima semana em Luanda deverá abordar essencialmente a proposta de paz duradoura submetida às partes, visando um entendimento comum, relativamente a uma solução negociada e pacífica do conflito prevalecente na Região Leste da RDC, que se agravou desde finais de 2023.ART