Reunião de combate ao contrabando de combustível marca noticiário

     Política              
  • Luanda • Sábado, 14 Setembro de 2024 | 15h50
Polícia combate  contrabando de combustível
Polícia combate contrabando de combustível
joão cuti-ANGOP

Luanda – A questão do contrabando de combustível para os países limítrofes com Angola, factor que ameaça a segurança nacional, foi um dos assuntos que marcou o noticiário político da semana que hoje sábado termina .

Em relação à situação, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, voltou a manifestar a preocupação do Executivo na província de Cabinda, ao intervir numa reunião que juntou os membros do governo local e das empresas petrolíferas que operam na região.

Francisco Furtado  reiterou que tudo está a ser feito pelas entidades centrais para desencorajar esse crime que tem repercussões negativas à economia nacional.

O encontro passou em revista, para além do contrabando de combustível, a segurança da província, o garimpo de ouro, a imigração ilegal e a segurança na costa marítima de Cabinda. 

Ainda nesta senda, ao longo dos últimos sete dias, na província da Lunda-Norte, foram apreendidos sessenta e seis mil e 395 litros de combustível (gasolina e gasóleo), durante uma micro-operação dos órgãos de defesa e segurança.

No decorrer da semana, o ministro das Relações Exteriores, Téte António abordou a situação na região dos Grande Lagos, com o embaixador angolano João Caholo, actual Secretário Executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O encontro serviu também para as duas entidades abordarem questões relacionadas às reuniões estatutárias da CIRGL. 

Esta semana, foi publicado o regulamento de funcionamento dos canais de comunicação da Assembleia Nacional (Parlamento angolano).

O referido regulamento que estabelece organização e funcionamento do canal parlamentar de Rádio, Televisão, do Portal, da Revista " O Parlamento" e a presença institucional da "Casa das Leis" nas redes sociais, que foi publicado em Diário da República (DR), l° série - número 174, do dia 10 de Setembro.

A criação dos referidos meios tem em consideração a necessidade de aperfeiçoamento dos mecanismos de comunicação institucional que contribuam para um maior conhecimento da actividade parlamentar e melhor percepção do papel do Parlamento nas suas tradicionais funções.

Os canais audiovisuais vão transmitir a informação sobre a actividade da AN por via da radiodifusão e televisão.

Noutra vertente a Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, destacou, em Cassino (Itália), a relevância dos direitos socio-económicos e ambientais, enquanto direitos fundamentais do homem.

A magistrada fez essa referência durante uma palestra que decorreu no quadro da I edição italiana da Conferência Internacional dos Provedores de Justiça, que decorreu sob o lema "O Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos Sócio-económicos e Ambientais".

Na sua prelecção, Florbela Rocha Araújo destacou, igualmente, algumas políticas implementadas pelo Estado angolano em matérias destes direitos e programas, bem como a legislação em vigor.

Ainda nos últimos sete dias da semana que hoje termina a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, considerou, que a obra de Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola, sinaliza a necessidade de se vencer os desafios actuais e acreditar na capacidade de alcançar as metas preconizadas para o bem-estar dos angolanos.

Ao discursar na cerimónia de abertura da jornada comemorativa do 102 aniversário do fundador da nação, que se assinala a 17 de Setembro, disse que os ideais Neto são transversais e interpelam toda uma vida social, cultural, política e comunitária, cujo entendimento é necessário continuar a promover no seio das novas gerações e não só. AFL/ART



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+