Luanda - Uma reunião de Alto Nível com o objectivo de apresentar a avaliação feita em torno do sistema alimentar angolano teve lugar, está sexta-feira, na capital do país.
O referida evento enquadra-se no processo preparatório de avaliação dos sistemas alimentares da ONU-2023, cuja reunião global de balanço realizar-se-á em Roma, Itália, de 24 a 26 do presente mês.
A reunião de Alto Nível foi presidido pelo Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, em representação do titular da pasta, Teté António, e congregou representantes do aparelho do Estado angolano e das agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU).
O exercício de avaliação feito tem as bases assentes na plataforma do sistema alimentar de Angola e está em conformidade com as deliberações saídas na Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares, realizada em 2021.
A aludida Cimeira orientou os países e partes interessadas a realizarem, de dois (2) em dois (2) anos, uma reunião de avaliação para aferir os progressos alcançados na implementação dos resultados desse processo e suas contribuições para atingir os objectivos da Agenda 2030.
A reunião de alto nível foi uma iniciativa do ministério das Relações Exteriores, em coordenação com o da Agricultura e Florestas e o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do Programa Alimentar Mundial (PAM) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). FMA/SC