Cuito - Os restos mortais dos tenentes generais da UNITA, Antero Vieira e Constantino Dala “Assobio da Bala”, mortos durante o conflito armado, foram enterrados hoje, domingo, nos cemitérios municipal do Cuito e do centro administrativo do Jimba Silili, província do Bié.
As ossadas dos antigos militares da UNITA, localizadas nas matas densas do Tchandji, província do Bié, foram entregues, sexta-feira (21/02), aos seus familiares, pela Comissão de Reconciliação em Memória às Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), em acto solene, 25 anos depois dos seus desaparecimentos.
O tenente-general Antero Vieira foi enterrado no cemitério municipal do Cuito, em acto testemunhado pela vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Alcida Jesus Camateli Sandumbo, familiares e demais individualidades.
Já Constantino Dala “Assobio da Bala” foi sepultado no cemitério do Centro Administrativo Jimba Silili, a sete quilómetrosdo da cidade do Cuito, sua terra natal, cerimónia que contou com a presença do vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, José Fernando Tchatubela.
Os actos fúnebres foram antecedidos do velório, durante o qual leram-se várias notas de condolências e de homenagem, com destaque para a das famílias e do Governo da província.
Nas mensagens, lidas em separadas, as duas famílias enalteceram o gesto do Presidente da República, em efectivar a inumação dos restos mortais dos seus entes queridos, para a realização de um funeral condigno.
“Este acto permite que os mesmos sejam sepultado com a honra merecida, para poderem descansar em paz na sua província que os viu nascer”, lê-se na mensagem lida por filhos dos malogrados, que, apesar do momento bastante desolador, mostram-se mais tranquilos por saberem, agora, onde estão enterrados os seus entes queridos.
A nota do Governo, lida pela directora do gabinete de Comunicação Social, Fernanda Pessela, destaca também o acto do estadista angolano, realçando o seu valor social, político e cultural, em promover a reconciliação nacional, garantindo deste modo a convivência da diferença e de forma pacífica entre todos os angolanos.
Para além da entrega dos restos mortais destes generais, em cerimónia realizada nas instalações do Estado-Maior do Exército das Forças Armadas Angolanas (FAA),ex-RI20, foram disponibilizadas, também, as ossadas do general Altino Sapalo(Bock).
Segundo narrativas, os três oficiais serviram a alta estrutura das FALA, e foram executados em Abril de 2000, numa base militar da guerrilha, após terem sido alegadamente responsabilizados pela perda da batalha de assalto à cidade do Cuito, em Dezembro de 1998. VKY/PLB