Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Restos mortais do general "Bock" repousam na Sant’Ana

    Angop logo
     Política           
  • Luanda • Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 15h02
Funeral do General Altino Bango Sapalalo (Bock)
Funeral do General Altino Bango Sapalalo (Bock)
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – Os restos mortais do general da UNITA Altino Sapalalo “Bock” foram a enterrar esta terça-feira, no Cemitério da Sant’Ana, em Luanda,  25 anos depois do seu falecimento.

As suas ossadas foram localizadas, juntamente com as de outros dois generais, Antero Vieira e Ndala Constantino “Assobio da Bala”, nas matas densas do Tchandji, no município do Cuito, na província central do Bié, pela Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP).

Os três oficiais, dois dos quais foram sepultados na semana semana, na província do Bié, serviram a alta estrutura das FALA, antigo braço armado da UNITA, e teriam sido executados em Abril de 2000, numa base militar da guerrilha.

Segundo narrativas, eles foram executados depois de terem sido alegadamente responsabilizados pela perda da batalha de assalto à cidade do Cuito, capital provincial do Bié, em Dezembro de 1998.

Antes da partida ao cemitério da Sant’Ana, no Quartel General do Estado Maior do Exército, ex-R20, houve uma cerimónia de  homenagem do general Bock, na qual foram lidas várias mensagens.

Em nome da família, a filha do malogrado, Luísa Sapalo Paulo Cadeias, reconheceu o esforço da CIVICOP que respondeu a uma carta, onde solicitava a localização dos restos mortais do progenitor.

Acrescentou que “a família fica doravante descansada por saber que tem agora a sepultura do pai para colocar flores, como acontece com todo o ser humano”.

A CIVICOP foi criada em 2019 por orientação do Presidente da República, João Lourenço, com vista a elaborar um plano geral de homenagem às vítimas dos conflitos políticos que ocorreram em Angola, entre 11 de Novembro de 1975 (dia da Independência) e 4 de Abril de 2002 (fim da guerra).

O Plano de Reconciliação em memória às vítimas de Conflitos Políticos prevê, entre outras questões, a emissão de certidão de óbito e a construção de um memorial único para todas as vítimas dos conflitos registados no país.LDN/ART

 





Fotos em destaque

Fazenda Samba Lucala (Cuanza-Norte) prevê colher mais de 13 mil toneladas de grãos

Fazenda Samba Lucala (Cuanza-Norte) prevê colher mais de 13 mil toneladas de grãos

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h39


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+