Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Restos mortais de José Eduardo dos Santos repousam em jazigo 

     Política              
  • Luanda • Domingo, 28 Agosto de 2022 | 16h37
Caixa no jazigo contendo restos mortais de José Eduardo dos Santos
Caixa no jazigo contendo restos mortais de José Eduardo dos Santos
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - Os restos mortais do ex-Presidente, José Eduardo dos Santos, já repousam no jazigo, especialmente construído para o efeito, na Praça da República, na capital do país, Luanda.

A derradeira homenagem a José Eduardo dos Santos, que faleceu aos 79 anos, a 8 de Julho último, em Barcelona, Reino de Espanha, por doença, foi marcada por um cenário de tristeza, comoção e lágrimas, principalmente dos populares que acorreram desde muito cedo ao local.

Na presença do Presidente da República, João Lourenço, e de outros Chefes de Estado, a acto contemplou a leitura de mensagens do Estado angolano, da família, do MPLA e da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), bem como um culto ecuménico e música de dois grupos corais das igrejas Católica e Metodista.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, enalteceu o percurso heróico e glorioso de José Eduardo dos Santos", que dedicou toda a sua vida às mais nobres e anseios do povo angolano".

"O país impôs-lhe que, desde muito cedo, abdicasse do "eu", para se dedicar ao "nós", a nossa terra, à sua terra, ao nosso povo, ao seu povo", exprimiu.

Segundo o ministro de Estado, José Eduardo dos Santos desempenhou com brio invulgar e dedicação plena o alto cargo de Presidente da República entre Setembro de 1979 e Setembro de 2017.

Notou que, sob a sua liderança, o país realizou muitas das suas mais estruturantes reformas nos domínios constitucional, político, económico e social.

"Foi no seu consulado que se operaram, por exemplo, a transição constitucional, a transição para o multipartidarismo, democracia pluralista e o Estado de Direito, a transição para a economia de mercado e a transição para a consagração e o reconhecimento dos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos, com destaque para abolição da pena de morte", expressou.

Pai amigo e dedicado à família 

Joseane os Santos, filha de José Eduardo dos Santos, em representação da família, não se conteve em lágrimas, lembrando que o seu progenitor foi "um Pai amigo e chefe de família exemplar, adoptando, sem hesitar, uma Nação inteira".

Lembrou que a música e o desporto sempre foram as verdadeiras paixões de José Eduardo dos Santos.

"Era muito bom poder acordar ao som da sua viola, ouvindo-lhe cantar. A música sempre será o nosso ponto de encontro. As melodias de Francó e as palavras de Gilberto Gil sempre serão um pouco de você", disse Joseana dos Santos.

Homem com trajectória de grande dimensão 

 

Na mensagem que dirigiu à família e aos presentes, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, considerou o presidente Emérito do seu partido como "um homem com uma trajectória de grande dimensão e um militante comprometido com os ideais do partido.

"O nosso presidente Emérito, um filho com várias facetas da vida, marcou com tinta indelével a qualidade do bem-fazer sem olhar a sacrifícios e sempre disponível à dor do nosso povo, até aí, dedicou toda a sua vida", frisou.

Já o histórico político do MPLA, Roberto de Almeida, em nome do Comité de Honra do seu partido, lembrou que José Eduardo dos Santos entregou-se ao fundo na libertação total da Namíbia e do Zimbabwe e na erradicação do apartheid na África do Sul, "dando cumprimento integral à orientação do Presidente Agostinho Neto, segundo a qual "na Namíbia, no Zimbabwe e na África do Sul está a continuação da nossa luta".

Este gesto foi reconhecido, durante a cerimónia fúnebre, pelo antigo Chefe de Estado da Namíbia, San Nujumoa, que agradeceu a hospitalidade do povo angolano durante a luta de liberação do seu país.

"Zė Du" - um dos mais sonantes do seu chamado 

O director geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus, observou que José Eduardo dos Santos, a quem o povo angolano chama carinhosamente de "Zė Dú", foi um dos mais sonantes de todos os chamados, "não só porque fez uma geração, mas porque assim mereceu ser tratado, dada a sua natureza de humildade, seriedade, trajectória e forma simples de ser".

Ao ler a mensagem de condolências, o director geral da FESA não se conteve e, repentinamente, perdeu os sentidos, causando comoção e preocupação a todos presentes.

João de Deus foi prontamente socorrido pela equipa de emergência e, neste momento, encontra-se internado numa das clínicas de Luanda.

Presenças notáveis

 

Na cerimónia, aberta ao público, estiveram presentes os Chefes de Estado da República de Portugal e da África do Sul, respectivamente, Marcelo Rebelo de Sousa e Cyril Ramaphosa.

Entre os presentes destaca-se também os Presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, do Congo, Denis Sassou Nguesso, de Moçambique, Filipe Nyusi, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoko Embaló, de Cabo Verde, José Maria Pereira das Neves, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.

A Tanzânia esteve representada pelo antigo Presidente, Jakaya Mrisho Kikwete, Cuba pelo vice-primeiro ministro, Ricardo Cabrisas Ruíz, e a Arábia Saudita pelo ministro da Administração do Território, Sidi Brahim Salem. 

José Eduardo dos Santos morreu aos 79 anos, no passado dia 8 de Julho, num hospital de Barcelona, onde estava internado desde 23 de Junho, após uma paragem cardíaca.  

O antigo Presidente da República chegou ao cargo, em Setembro de 1979, na sequência da morte de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, e esteve em funções durante 38 anos (até 2017), e sucedeu-lhe João Lourenço. 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+