Mbanza Kongo – O vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, afirmou, esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, que as acções de capacitação de gestores públicos sobre o novo módulo do Portal do Munícipe visam melhorar a qualidade de serviços prestados à população.
De acordo com o responsável, que falava no acto de encerramento de uma acção de capacitação sobre a temática, a realização dessa formação enquadra-se no processo de reforço da descentralização administrativa e financeira em curso no país, no quadro da transferência de competências dos órgãos centrais da administração do Estado para os Governos Provinciais e Administrações Municipais.
Acrescentou que o Portal do Munícipe, lançado em 2021, por iniciativa do Presidente da República, apresenta-se como uma solução tecnológica que tem concorrido para a redução ao máximo da burocracia na administração pública, na medida em que as empresas e os cidadãos já podem obter um conjunto de documentos que antes levavam meses para tratar.
Para além da celeridade na obtenção de informação e de documentos, disse ainda o vice-governador, o Portal do Munícipe tem contribuído também na melhoria da arrecadação das receitas, uma vez que veio acabar com o acesso ao dinheiro físico pelas administrações municipais.
Disse acreditar que com essa formação, os gestores públicos e outros técnicos, provenientes dos seis municípios da província estão mais capacitados para a prestação de um serviço público mais eficiente.
Participaram na referida formação que teve a duração de 14 dias, 60 gestores públicos e outros técnicos das Administrações Municipais de Mbanza Kongo, Soyo, Tomboco, Nóqui, Nzeto e Cuimba.