Luanda - A agenda da juventude nas Nações Unidas dominou o encontro, quarta-feira, entre o representante permanente de Angola na organização, Francisco da Cruz, e o assistente do Secretário-Geral, Felipe Paullier.
Na ocasião, Felipe Paullier abordou as acções que têm desenvolvido no âmbito da implementação das recomendações do Pacto do Futuro e a reforma interna, tendo em conta o processo de rejuvenescimento da força de trabalho na ONU.
Felipe Paullier fez saber que o Escritório da ONU para a Juventude tem vários planos em agenda, com realce para acções que visam a implementação da Agenda da Juventude para a Paz e Segurança, como partes da Estratégia.
Acrescentou que o Escritório que dirige está também empenhado em trabalhar para a revisão da resolução sobre os Estagiários, que não recebem uma comparticipação financeira.
Em resposta, o embaixador Francisco José da Cruz expressou o apoio de Angola ao trabalho que tem sido desenvolvido e manifestou o interesse de cooperar com o referido Escritório, com vista ao avanço da agenda da juventude.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou em 27 de Outubro de 2023 a nomeação de Felipe Paullier, do Uruguai, como o primeiro Secretário-Geral Adjunto para Assuntos da Juventude.
O Escritório da Juventude da ONU foi estabelecido pela Assembleia Geral para liderar o avanço das questões relacionadas com esta franja da sociedade, promover o seu engajamento significativo, inclusivo e eficaz.
Ela visa também maior inclusão e engajamento de organizações lideradas por estes, focadas no trabalho das Nações Unidas.
Felipe Paullier é médico especialista em pediatria. SC