Mbanza Kongo – Oitenta e oito cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) que se encontravam a residir ilegalmente no município do Soyo, província do Zaire, foram repatriados esta sexta-feira pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).
Os referidos cidadãos foram recolhidos em alguns bairros periféricos da sede municipal do Soyo, no âmbito das acções de controlo e fiscalização de estrangeiros em situação migratória irregular.
O porta-voz da Delegação Provincial do Interior, Sérgio Afonso, disse tratar-se de 45 homens, 43 mulheres e seis crianças que foram repatriados pela fronteira fluvial de Kimbumba.
Acrescentou que acções do género que envolvem efectivos do SME e da Polícia Nacional vão prosseguir nos próximos dias na circunscrição.
Quatro municípios da província do Zaire partilham os 310 quilómetros de fronteira com a RDC, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Nóqui e Cuimba.
SIC frustra tentativa de saída de combustível
Um milhão, trezentos e cinquenta e três mil e 531 litros de combustível foram apreendidos de Janeiro a Outubro deste ano, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire, por tentativa de contrabando para a RDC.
Comparativamente a igual período anterior houve um aumento de 204 mil e 741 litros de derivados de petróleo apreendidos na região, tendo sido detidos 130 supostos autores.
A informação foi prestada esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, pelo director provincial do SIC, superintendente Armindo Capapa Agostinho, quando falava no acto de abertura das actividades comemorativas do 47º aniversário deste órgão, a assinalar-se no próximo dia 28 deste mês.
No cômputo geral, o Serviço de Investigação Criminal no Zaire registou, no período em balanço, 1.785 crimes diversos, menos 171 delitos que o intervalo anterior, resultando na detenção de 1.434 cidadãos.