Mbanza Kongo – Quarenta e cinco cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram repatriados durante a passagem de ano na província do Zaire, por entrada e permanência ilegal no território nacional.
Comparativamente ao período homólogo de 2021, verificou-se um aumento de 45 cidadãos deste país repatriados, indica uma nota da Delegação Provincial do Interior enviada esta segunda-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo.
Nas últimas 72 horas, acrescenta a nota, foram interpelados nos municípios fronteiriços de Mbanza Kongo, Cuimba e Nóqui, 135 cidadãos da RDC, por tentativa de entrada ilegal no território nacional.
O documento refere que estão controlados nos Centros de Detenção de Estrangeiros Ilegais existentes na província, 31 cidadãos de diversas nacionalidades, aguardando o seu repatriamento para o país de origem.
Durante o período em balanço foram apreendidos por contrabando, 5.925 litros de gasóleo e 63 caixas de whisky, esta última mercadoria, por tentativa de fuga ao fisco.
Em relação as acções delituosas foram registados, durante a transição do ano, 21 crimes de natureza diversa, mais sete ocorrências comparativamente a 2021.
O informe indica também o registo de quatro acidentes de viação nos municípios de Mbanza Kongo e do Cuimba, mais dois em relação ao período anterior, causando cinco feridos.
Na sequência dos delitos registados, foram detidos 20 cidadãos presumíveis autores, indiciados nos crimes de abuso sexual, tráfico de menores, ofensas corporais graves, furto e roubo, assim como apreendidos cinco kg de liamba, três motorizadas, um telemóvel e igual número de botija de gás.
A quadra festiva na província do Zaire envolveu 3.167 efectivos de diversos órgãos da Delegação Provincial do Interior e das Forças Armadas Angolanas (FAA).