Uíge - Mil e 98 engenhos explosivos diversos foram removidos na província do Uíge durante o ano de 2024 pela Agência Nacional da Acção Contra Minas (ANAM).
Em declarações à ANGOP, esta sexta-feira, o representante da ANAM no Uíge, Daniel Paulo, disse que os referidos engenhos explosivos foram removidos em várias localidades dos 16 municípios da província.
Informou que a acção de remoção dos artefactos foi efectuada pelas equipas do Centro Nacional de Desminagem, Ajuda Popular da Noruega (APN) e pelas brigadas da Casa Militar e da Repartição de Engenharia Militar.
Para o presente ano, Daniel Paulo disse que sete localidades identificadas com minas nos municípios de Quimbele, Maquela do Zombo, Milunga e Negage serão desminadas.
Explicou que a acção de desminagem será efectuada pela organização Ajuda Popular da Noruega (APN).
Informou ainda que durante o ano transacto a ANAM sensibilizou mil 507 pessoas contra o perigo de minas no Uíge, uma acção que visa reduzir os acidentes contra esses engenhos explosivos.
A fonte referiu que a campanha abrangeu, maioritariamente, crianças em idade escolar dos 16 municípios da província do Uíge. NM/JAR