Saurimo - Quatrocentos e 26 engenhos explosivos não detonados foram hoje, segunda-feira, removidos e destruídos na comuna do Mona Quimbundo, município de Saurimo, província da Lunda Sul, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD).
Trata-se de duas minas anti-tanques, 46 anti-pessoais, quatro abuses de morteiro de 82 milímetros, 57 morteiros de 81 mm, 23 munições de pequenos calibres, um abuse de B/21, 11 perfurantes de tanque, 50 rockets de RPG-7, 119 munições anti-área, 30 coletes de impacto e oito singlaides.
Em declarações à imprensa, o coordenador do INAD na Lunda Sul, José Dumba, afirmou que remoção destes engenhos não detonados foi graças a colaboração de uma cidadã, que denunciou o facto a Polícia Nacional (PN).
Explicou que segundo informações da PN, a cidadã pretendia construir no quintal uma casa de banho e deparou-se com os engenhos no subsolo, tendo imediatamente comunicado as autoridades policiais.
José Dumba afirmou que aquela zona é propensa a minas, daí que, em parceria com outros técnicos e brigadas afins, trabalhar na circunscrição para efectuar uma limpeza exaustiva, com vista a garantir maior segurança dos citadinos.
Assegurou que o INAD, que conta na Lunda Sul com 47 técnicos de desminagem, irá reforçar as acções de sensibilização junto das populações sobre o perigo das minas, apelando às pessoas para continuarem a despertar as autoridades sobre as áreas suspeitas de minas, para prevenir acidentes.
A comuna do Mona-Quimbundo tem 18 mil 950 habitantes, dista a 54 quilómetros da sede provincial (Saurimo) e possui 27 regedorias. A sua população é maioritariamente camponesa.