Lubango - Trezentas e duas minas anti-pessoais e mil 792 metais diversos foram removidos pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), numa área de 12 mil 940 metros quadrados, na localidade da Nompaca, na zona turistica da Tundavala, no Lubango.
O trabalho foi feito desde o dia sete de Julho, último. Trata-se da segunda fase de um processo desminagem que teve início em Julho de 2020, com duração de dois anos, que permitiu limpar uma área de área de 480 mil metros quadrados e remover 624 minas anti-pessoais do tipo PN.
Em declarações à ANGOP, o director provincial do INAD na Huila, Tomás Calundungo fez saber que a área foi identificada no final de 2019 pela Angola Telecom, num espaço de sete hectares, localizados a 27 quilómetros da base do INAD, após um incidente que matou três animais e feriu uma senhora.
Segundo a fonte, as minas teriam sido colocadas para proteger as antenas de comunicação fixadas naquela zona e contou com o envolvimento16 técnicos do INAD, para o retorno a normalidade da área.
Ao todo, nesta segunda fase, segundo o oficial, serão desminados 160 mil metros quadrados e afirmou que os trabalhos poderiam ser desenvolvidos num período de dois a três meses, mas devido a quantidade de pedras e a vegetação densa, pode prolongar o tempo.
O INAD na Huíla trabalha em desminagem desde 2006, controlando um total de 18 campos minados. Conta com 60 técnicos, dos quais 29 são especialistas de terreno.