Lubango – Vinte e uma minas anti-pessoal e 25 metais diversos foram removidos pelo na localidade da Nompaca, arredores do Lubango, província da Huila, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD).
Eleva-se para 323 o número de minas anti-pessoal removidas em 13 mil 450 metros quadrados de terra, sendo a meta atingir uma área de 160 mil metros quadrados num horizonte três anos.
A operação ocorreu no dia 19 do corrente mês, numa área de 500 metros quadrados, na zona turística da Tundavala, no âmbito da segunda fase do processo de desminagem, iniciado em Julho último deste ano.
Na primeira fase, que compreendeu o período de Julho de 2020 a Maio de 2022, limpou-se uma área de 480 mil metros quadrados, tendo sido removidas 624 minas anti-pessoal do tipo PN1, num espaço de sete hectares, após um incidente que matou três animais e feriu uma senhora.
Em declaração à ANGOP hoje, segunda-feira, o director provincial do INAD, Tomás Calundungo, apelou à população para evitar manusear objectos estranhos.
Aconselhou que se alguém se deparar com algo suspeito deve comunicar as autoridades mais próximas, como coordenações de bairro, administrações e esquadras policiais, para que o INAD seja accionado.
O INAD na Huíla trabalha desde 2006 e possui 60 técnicos, 29 dos quais especialistas de terreno, controlando 18 campos minados.