Cuito - O secretário da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) no Bié, Martinho Sonjamba Diogo, apelou para a necessidade de as mulheres se engajarem cada vez mais na promoção da cultura de paz e de harmonia social.
O pastor fez este apelo quando dissertava, na cidade do Cuito, sobre "Contributo da Mulher na construção da paz", durante uma palestra promovida quinta-feira pelo Comité Provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) do Bié, no âmbito da jornada Março Mulher.
Realçou que a mulher, enquanto geradora de vida, esposa e cuidadora do lar, deve ser a principal construtora do ambiente de paz, através da educação e mobilização dos seus membros, da vizinhança e da comunidade.
Por outro lado, aconselhou esta camada feminina a apostar na formação académica e técnica profissional.
Por sua vez, a secretária provincial da OMA no Bié, Maria Moura, fez saber que o certame visou enaltecer o contributo das mulheres na construção da paz no país.
Pretendeu igualmente reflectir sobre os desafios que ainda enfrentam na sociedade, quanto ao acesso aos seus direitos e a sua participação no processo de desenvolvimento político, social, económico e cultural.
Disse ainda que a sua organização vai continuar a encorajar o Governo angolano no sentido de manter a missão de formar e capacitar as mulheres em matérias ligadas ao processo de construção e manutenção de paz e promoção de uma cultura de harmonia social, baseada em valores que garantam um desenvolvimento amplo e eficaz para o país.
A palestra contou ainda com a participação de mulheres de outras organizações sociais. VKY/PLB