Relações político-diplomaticas entre Angola e Itália em destaque

     Política              
  • Luanda • Sábado, 27 Maio de 2023 | 09h35
Presidente João Lourenço (à esq.) com homólogo da Itália, Sergio Mattarella
Presidente João Lourenço (à esq.) com homólogo da Itália, Sergio Mattarella
CIPRA

Luanda - As relações políticas e diplomáticas entre Angola e Itália estiveram em destaque, na semana que hoje (sábado) finda, entre as noticias políticas da ANGOP.

O relacionamento foi reforçado durante uma visita de Estado de dois dias que o Presidente da República de Angola, João Lourenço, efectuou ao país europeu, tendo mantido encontros com as mais distintas entidades nacionais, com  destaque para o seu homólogo Sergio Mattarella.

No quadro da visita, que decorreu quarta-feira e quinta-feira, os dois Estados assinaram vários acordos de cooperação, com realce para os domínios dos petróleos, transportes, finanças, saúde e educação. 

No Parlamento italiano, João Lourenço reuniu-se com o líder do Senado, Ignacio La Russa, e com o presidente daquele órgão de soberania, Lorenzo Fontana. 

Na noite de quarta-feira, foi condecorado pelo Presidente Sergio Mattarella com a Ordem do Mérito da República Italiana, e na mesma ocasião, o Estadista angolano outorgou a Ordem Agostinho Neto ao homólogo e à Primeira-Dama, Laura Mattarella. 

No último dia da visita, participou no Fórum Económico Itália-Angola, organizado pela associação empresarial Confindustria Assafrica em colaboração com a Agência de Investimento Privado e Promoção das  Exportações (AIPEX). 

Igualmente na semana que hoje finda, as autoridades angolanas reafirmaram o interesse em continuar a desenvolver esforços para fortalecer e aprofundar as relações político-diplomáticas e cooperação económica com os Estados Unidos da América (EUA).

Esta reafirmação foi feita pelo Chefe de Estado angolano, numa mensagem por ocasião dos 30 anos de relações diplomáticas entre Angola e os EUA, assinalados no dia 19 deste mês.

Na sua missiva, João Lourenço defendeu o aprofundamento das relações com os EUA na base do respeito, da reciprocidade e de vantagens mútuas em benefício dos dois países e povos.

Também no quadro da agenda Presidencial, a questão da paz, segurança e desenvolvimento no Sudão e na República Democrática do Congo (RDC) estiveram em análise segunda-feira, numa audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu à presidente do Fórum dos Parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos ( FP- CIRGL), Jemma Nunu Kumba.

A semana foi marcada ainda pela aprovação, pela Assembleia Nacional (AN), na generalidade, do Projecto de Lei sobre Liberdade de Reunião e Manifestação, com 172 votos a favor, nenhum contra e igual número de abstenções.

Trata-se da primeira iniciativa legislativa da oposição aprovada na generalidade, pelo hemiciclo, elaborada pelo Grupo Parlamentar da UNITA e em relação a qual o MPLA manifestou total abertura para a sua discussão.   

Também na Casa das Leis, na semana finda, foi aprovada a proposta de Lei Geral do Trabalho, com 172 votos a favor, dois contra e 0 abstenções.

A Lei Geral do Trabalho visa, essencialmente, repristinar um conjunto de normas que foram revogadas com a Lei n.º 2/2000, de 11 de Fevereiro, de modo a criar um maior equilíbrio na defesa dos interesses dos trabalhadores e empregadores e reforçar a harmonia nas relações de trabalho.

O diploma reintroduz o contrato de trabalho por tempo indeterminado como regime regra, e assume, de forma inequívoca, o contrato de trabalho como única forma de constituição das relações jurídico-laboral.

A ANGOP destacou ainda as declarações da presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, que reiterou, terça-feira, o engajamento do Estado angolano na promoção da democracia, boa governação, defesa dos direitos humanos e no alcance da paz e segurança duradoura na região dos Grandes Lagos.

Ao intervir numa mesa redonda sobre a "política externa da República de Angola na Região dos Grandes Lagos", promovida pela AN, Carolina Cerqueira disse ser necessário que todos assumam o desafio para a transformação da região dos Grandes Lagos em zona de estabilidade política e social, de crescimento e desenvolvimento partilhado.

Na semana que hoje finda, os africanos celebraram ainda o 25 de Maio, Dia de África, sendo que numa nota alusiva à data o ministério das Relações Exteriores referiu que “o continente prossegue a luta pela erradicação da pobreza, do analfabetismo, de várias endemias e da fome, provocada por crises alimentares cíclicas”.

Acrescenta que, 60 anos depois, inúmeros desafios ainda se colocam para o alcance pleno dos objectivos propostos pelos pais fundadores da OUA.

No documento, salienta que o continente enfrenta também as consequências nefastas das alterações climáticas, é palco de conflitos armados, acções terroristas, mudanças inconstitucionais de governo e procura agora recuperar-se dos efeitos arrasadores da pandemia da Covid-19. 

Outro destaque esteve relacionado com as declarações do ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, que assegurou a credibilidade do trabalho técnico e científico levado a cabo em memória das vítimas dos conflitos políticos, ocorridos entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002.

O governante, que falava numa reunião de balanço das actividades realizadas pela Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), repudiou comentários que têm estado a circular nos últimos dias "que procuram atacar a credibilidade do processo e dos trabalhos desta comissão". SC





Fotos em destaque

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h27

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h24

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h19

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h14

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h10

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h05

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h02

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 11h59


Notícias de Interesse

Moxico mobiliza-se ao Censo de 19 de Setembro

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h38

Incêndio mata uma pessoa e fere outras cinco no Moxico 

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h32

Gambos encerra festividades com primeira “expo”

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h25

Cuvango preocupado com escolas do PIIM inacabadas

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h22

Nómadas em expedição turística no Luena

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h21

Censo2024: Cidadãos marcham em apoio ao processo

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h15

+